Dos 60 mi que o estado vai investir no Carnaval de Salvador, 32 são na segurança

É festa, mas não é brincadeira não
Secom

O Governo estadual vai investir R$ 60,2 milhões no Carnaval deste ano. O anúncio foi feito pelo secretário de Comunicação Social, Robinson Almeida, que apresentou o plano de operações que prevê ações nas áreas de segurança, saúde, cultura, turismo e assistência social.

Na segurança, o investimento será de R$ 32 milhões, para o pagamento de pessoal e equipamentos. Serão 24 mil policiais, 150 câmeras de monitoramento, e a novidade deste ano, o Centro Integrado de Gestão de Emergências (Cige), que, nos anos anteriores, funcionava em Ondina e agora passa a ser sediado no Parque Tecnológico, com estrutura maior e mais moderna, coordenando o trabalho de segurança pública e defesa civil.

O governador Jaques Wagner afirmou que todo o investimento na festa tem um retorno: na criação de empregos temporários e na atração de visitantes para o estado. “Compensa, porque gera muitos empregos, os hotéis ficam cheios, táxi, restaurante, vendedores, todo mundo ganha”, ressaltou, observando que a expectativa é que o Carnaval deste ano melhore em relação ao de 2013. “Junto com a prefeitura, que é quem toca a festa, o Governo estadual está dando sua contribuição para garantir a alegria dos turistas e dos baianos que vão curtir a folia”, pontuou.

Segundo Robinson Almeida, “é um esforço grande que o Estado faz para garantir a tranquilidade da festa”. Já o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, assegurou que as instituições que participam da operação do Carnaval, a exemplo da Prefeitura, Governo Estadual, Governo Federal e Forças Armadas, vão ter à disposição as câmeras, a central de rádio e toda a tecnologia para trabalhar lado a lado e facilitar a tomada de decisões. “Isto vai permitir que qualquer ocorrência seja rapidamente atendida”, explicou.